Dicas de Cuidado

Fique por dentro de como cuidar de seu Shit Tzu.

Quando for adquirir um filhote, verifique a pelagem.

Muitos canis têm vendido cães com fungos e ectoparasitas(pulgas e carrapatos).
Ao pegar o filhote verifique, manchas, feridas,bolhas e se possui carrapato ou pulgas. 
 
Fica a dica.

PET SHOP

Antes de levar seu cão ao pet procure informações de quem ja leva ao local, verifique se há higiene e se eles esterilizam os utensílios a casa animal. Dê preferência a levar sua própria toalha, shampoo e condicionador. Se estiver com tempo disponível procure ficar no local até a saída de seu "filho", certifique-se que ele saia tranquilo, se sair estressado demais ou ofegante pode não estar a vontade com o tosador e cuidados dispensados a ele, neste caso sugerimos trocar o local do banho e tosa.

Em sua ausência

As primeiras vezes em que precisar sair de casa no período de adaptação de seu filhote, faça o máximo possível para que não seja traumatico. Deixe o som ligado, agua fresca a vontade e uma roupa com seu cheiro na caminha dele, isso irá amenizar a falta que sentirá de você.

Vacina

Em nosso canil só utilizamos a vacina polivalente importada, damos preferência a V10 e após a aquisição conosco é a única vacina que indicamos!!
Porém o mais indicado como sempre é na consulta veterinária tirar todas as suas dúvidas!

Bebedouro

Após a aquisição de seu filhote, recomendamos que adquira o bebedouro tipo "bico de bilha",ou "bebedouro de bilha" também conhecido como "pet drink" ou "bebedouro para Ferret".

Defendemos que este bebedouro seja utilizado para preservar a saúde da pele de seu filhote em volta da boca, ele permite que somente a quantidade necessária de água saia, com isso evita que o bigode de seu filhote molhe. Um bigode molhado diariamente e o dia inteiro é o local propicio para bactérias e fungos. Causando mal cheiro, escurecimento dos pelos ao redor da boca, queda de pêlo do bigode, irritações e coceiras na região.

Quer adquirir um filhote? Calma!! Antes temos algumas dicas para você.

Olá tudo bem?
Vamos passar algumas ficas fáceis para a aquisição de seu primeiro filhote.
Primeiramente, a escolha da raça: deve ser de acordo com seu estilo de vida e com o local em que vive. Nunca compre um cãozinho por impulso, filhotes sempre serão fofos e cativantes, muitas pessoas não pensam antes de adquiri-lo e o arrependimento após a aquisição sempre acarreta incovenientes.
 
Pesquise bastante sobre a raça escolhida, seu temperamento, cuidados necessários e padrão. 
Agora o mais importante, o local em que irá comprar seu futuro "amigo".
 
Procure um bom criador. Evite comprar em feiras ou na rua. Geralmente um bom criador pode ser reconhecido por algumas características:
 
É especializado em poucas ou apenas uma raça, lembre-se: qualidade e quantidade nunca andam juntos;
Seus filhotes têm vitalidade, os olhos e pêlos são brilhantes, as mucosas são rosadas e as fezes têm consistência normal.
Mostra a mãe e o pai da ninhada. Se o pai não estiver presente mostra fotos.
Informa na ninhada quais são os filhotes excelentes, bons e fracos e dá diferentes preços de acordo com a qualidade do filhote.
Tem boa reputação no seu Kennel Clube.
Após a escolha do canil e a certeza de que é isso mesmo que você quer, vem a melhor parte, a escolha do filhote.
No momento da escolha verifique todo o filhote, veja as mucosas, pele e estado geral de saúde. Seu temperamento e o temperamento dos pais, se possível.
 
Lembre-se o preço do filhote varia de acordo com a linhagem do cão e investimentos feitos pelo criador, não se deixe levar por preços atrativos, muitas vezes o barato sai caro.

Fuja de modismos: "Shihtzu micro", "cor rara".

CACHORRO PARA PRESENTE?

Antes de presentear alguém com um filhote, certifique se com a pessoa se ela estará disposta a arcar com a responsabilidade de cuidar de uma vida pelo período minímo de 15 anos.
Lembre se, você esta adquirindo uma vida e não um brinquedo que pode ser dispensado de acordo com sua vontade, todos os animais sentem e dependendo do período em que ele viveu com você sentirá sua falta e consequentemente sofrerá com a separação.
 
Um ponto muito importante e que muitas vezes as pessoas só lembram quando precisam gastar , é que um filhote necessita de cuidados mensais até a fase adulta, como vermifugações e vacinas, você terá GASTOS com ele para o resto da vida de vocês!!
 
Espero que após estas dicas você se sinta mais seguro para adquirir o seu mais novo AMIGO, desejamos boa sorte na sua escolha!!
Namastê!

INVERNO

No inverno mantenha seu cão aquecido, principalmente os que usam tosas. O resfriado no cão possui consequências muito mais graves do que para os humanos porque pode matar!! Se você ver que ele esta amoado, com febre e tosse, corra para o veterinário, não espere agravar, o veterinário ira indicar o medicamento mais adequado, em hipótese alguma medique seu cão por conta própria!! 

ÚLCERA DE CÓRNEA

Úlceras de córnea ocorrem com grande freqüência em cães e gatos, principalmente nas raças braquicefálicas (focinho “achatado”). Podem ser causadas por diversos motivos, mas os principais são os traumas, entrópio (pálpebras viradas para dentro), triquíase e distiquíase (cílios e pêlos tocando a córnea) e ceratoconjuntivite seca (doença causada pela diminuição da quantidade ou da qualidade da lágrima). A qualquer sinal de machucados, se o olho estiver "azul", sangrando NÃO perca tempo, qualquer minuto é precioso para salvar a visão do cão!! Há casos em que a demora causam cegueira e em muitos casos a Oclusão(retirada do globo ocular). Os olhos são muito sensíveis, sendo suscetíveis a uma quantidade enorme de bactérias e microorganismos, elas se "alimentam" do conteúdo ocular, causando lesões. Portanto, fique de olho!!!

ALIMENTAÇÃO

Nunca promova a troca da alimentação de seu filhote bruscamente, isto pode causar danos gravíssimos ao aparelho digestivo, podendo levar a morte. Ao adquirir o filhote, peça ao criador um pouco da ração que o filhote esta comendo, pergunte o nome, não esqueça de anotar, caso decida utilizar outra ração para a alimentação dele, faça a mudança gradual, aconselhamos a utilizar somente a ração oferecida pelo criador por pelo menos 48 horas após o filhote sair do canil, estas horas são as mais estressantes para o novo filhote. A partir do 3° dia coloque 80% da ração entregue pelo criador e 20% da nova ração. No 4° dia ofereça 60% da ração que veio junto com ele e 40% da nova ração. E assim sucessivamente até que a transição esteja completa. Lembre-se: Em caso de diarreia leve o filhote imediatamente ao veterinário, diarreias em filhotes são perigosas e mortais!! Vômitos também são sinais de alerta!

Filhotes Disponiveis